domingo, 17 de fevereiro de 2019

Habilidades necessárias para big data



A palavra cientista diz muito sobre o trabalho: "É preciso criar uma hipótese, desenhar um experimento e rodá-lo para validar ou refutar", diz Carlos Souza, diretor-geral da escola virtual Udacity.


"Há uma demanda grande, e o sistema educacional não consegue formar o número necessário de pessoas. Tem muitas vagas", diz Vicente., cientista de dados da Serasa Experian


Essa situação levou André Luiz da Costa, formado em economia, a mudar da área comercial para a de inteligência de negócios no Gympass depois de fazer um ano de cursos na Udacity. "É uma área nascente no Brasil, com muito potencial."


Outros países têm cursos de graduação na área, aponta Vicente. "Aqui estamos um pouco lentos."


A capacidade de resumir bilhões de registros de dados em um único gráfico e ajudar os tomadores de decisão é quase uma arte!

Você deve dominar uma ferramenta de análise estatística. Linguagens R e Python são soluções gratuitas e amplamente utilizadas por Cientistas de Dados em todo o mundo. Soluções proprietárias como SAS, Stata e SPSS são também boas opções. É preciso dominar técnicas de análise de dados, Data Munging, Pré-processamento e algoritmos de Machine Learning. Conhecimento sobre soluções de armazenamento e processamento de Big Data como Hadoop, Spark e bancos de dados NoSQL ajudam durante o processo de análise. E claro, este profissional deve ser capaz de se comunicar verbalmente e visualmente para contar a história que os dados querem dizer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário