Big Data assim como todas as áreas de computação possui um terreno muito vasto. O primeiro passo que deve ser feito antes de começar a mapear o que é preciso estudar para se tornar um bom profissional, é descobrir qual profissional você quer se tornar. No post de hoje vamos tentar clarear um pouco mais quais são algumas das possíveis áreas de atuação dentro do ramo do Big Data.
1. Engenheiro de Dados
Eles desenvolvem, constroem, testam e mantêm arquiteturas, tais como bancos de dados e sistemas de processamento de dados em grande escala.
2. Engenheiro de Big Data
Esta carreira é uma extensão da carreira de Engenheiro de Dados, mas, com foco em Big Data. Montar uma infraestrutura para armazenamento e processamento de grandes conjuntos de dados não é tarefa fácil.
3. Arquiteto de Soluções de Big Data
Arquitetos de dados criam projetos para sistemas de gestão de dados. Depois de avaliar potenciais fontes de dados da empresa (interna e externa), os arquitetos projetam um plano para integrar, centralizar, proteger e manter esses dados.
Isso permite que os funcionários acessem informações críticas no lugar certo e na hora certa. A arquitetura da solução de Big Data projetada por este profissional, será implementada pelo Engenheiro de Dados ou Engenheiro de Big Data.
4. Cientista de Machine Learning
Este profissional trabalha com pesquisa e desenvolvimento de algoritmos que são usados para criar sistemas inteligentes.
5. Engenheiro de Machine Learning
Enquanto o Cientista de Machine Learning tem como objetivo pesquisar e desenvolver novos algoritmos, o Engenheiro de Machine Learning tem como objetivo aplicar esses algoritmos e criar soluções.
6. Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios)
O principal objetivo do analista de negócios é ajudar as empresas a implementar soluções de tecnologia de uma forma eficaz em termos de custo, e assim, determinar os requisitos de um projeto ou programa e comunicá-los claramente aos interessados, facilitadores e parceiros.
7. Desenvolvedor de Visualização de Dados
A habilidade de converter em um único gráfico ou Dashboard o que Petabytes de dados estão dizendo é quase uma arte e são muitas as técnicas e ferramentas disponíveis para este fim.
8. Gerente de Analytics
O Gerente de Analytics é o responsável pela equipe de análise de dados. Ele coordena o design, a configuração e a implementação de soluções de análise de dados, desde a infraestrutura, até a definição de ferramentas e processos de análise de dados. Fazer a gestão de projetos de Big Data não é tarefa simples e o gestor precisa ter habilidades de liderança e conhecimento técnico para compreender os desafios inerentes ao Big Data.
9. Estatístico
A função deste profissional é aplicar técnicas estatísticas para a compreensão dos dados e ajudar as empresas a identificar tendências, fazer previsões e tomar decisões baseadas em dados.
10. Cientista de Dados
Cientistas de dados são os grandes mineradores de dados. Eles recebem uma enorme massa de dados desorganizados (estruturados, semi-estruturados ou não-estruturados) e usam suas habilidades em matemática, estatística e programação para limpar, tratar, transformar e organizar esses dados. Em seguida, eles aplicam suas capacidades analíticas – conhecimento de negócio, compreensão contextual, ceticismo de suposições existentes e algoritmos de Machine Learning – para descobrir soluções para os problemas de negócios e contribuir na tomada de decisões e estratégias empresariais. Essa profissão é relativamente nova e pelo quarto ano seguido é a profissão em maior demanda nos EUA, com a remuneração anual superior a 100 mil dólares. Cientistas de Dados são profissionais que sabem muito sobre muitas coisas e sua experiência é fundamental para a construção de aplicações inteligentes e análise de Big Data.
Ótima postagem. Não sabia da vasta área de atuação de Big data, mas com esse post compreendi os diferentes perfis profissionais dentro da área. é muito importante saber o perfil de cada um para saber qual se adequa ao interesse. parabéns.
ResponderExcluir